Mais de 70% dos pacientes internados por Covid-19 no Hospital de Base foram curados

Cidades | 07 de Outubro de 2020

Desde o início de março de 2020, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro tratou 375 pacientes confirmados para o novo coronavírus, destes 279 foram curados, 20 transferidos para outras unidades e 76 casos graves vieram a óbito.

 

Referência em atendimento de média e alta complexidade, o HB buscou adequações para funcionar como hospital de retaguarda para o Pronto Socorro João Paulo II, Unidade Médica Intensiva (AMI 24h), Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), hospitais de campanha e demais unidades estaduais.

 


A unidade ampliou sua capacidade de leitos, no auge da pandemia em 63 leitos clínicos, sendo destes quatro leitos de semi intensiva e 17 para gestantes com suspeita ou confirmadas para o novo coronavírus, e ainda 13 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com Covid-19.

 

Soraya Beleza, médica epidemiologista e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NHE comemora a queda dos casos de pacientes infectados por Covid-19. “Foi um momento difícil para nós, de sobrecarga, estivemos orientando as equipes e acompanhando os casos, e hoje contabilizar os números de curados é gratificante”.

 

Florêncio Moreira, de 77 anos, ficou intubado por mais de 18 dias na Unidade Médica Intensiva (AMI), onde terminou seu processo de recuperação no Hospital de Base, até seu retorno para casa. Hoje, com boa saúde relembra sua história de superação.

 


“Eu passei por momentos difíceis, agradeço todos que cuidaram da minha vida, fui bem acompanhado pela equipe médica e quando fui liberado, minha família estava na porta do hospital me esperando, foi emocionante”, conta Moreira.

 

A diretora geral do HB, Raquel Gil enfatizou que apesar da unidade ser um hospital geral, também atendeu pacientes com Covid-19, por conta do cuidado de saúde especializado que oferece, e para adequar seu atendimento aconteceram treinamentos para os servidores, mudanças de todos os fluxos de trabalho e reforço de todas as orientações de proteção individual e do paciente.

 


“Hoje comemoramos esse percentual de curados junto com o Estado, sabendo que foram envidados esforços mútuos para alcançar nossos resultados em sua grande maioria positivos. E a pandemia com certeza mudou o cenário do HB, no sentido de reforçar e trabalhar cada vez mais a cultura de precauções e segurança do paciente e dos servidores”, acrescentou Gil.

• Fonte: SECOM


Prefeito é amarrado em carro e arrastado por não cumprir promessa

Facebook

©Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Rondônia Geral

O site não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos e nas colunas assinadas e também pelo conteúdo dos anúcios de terceiros.