Gol anuncia operação com “carros voadores” a partir de 2025

Cidades | 22 de Setembro de 2021

A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende começar em 2025 a operação de uma malha aérea de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, modelo conhecido como “carro voador”. O projeto envolve a compra ou arrendamento de 250 veículos para atuar no transporte aéreo regional explorando novas rotas para mercados pouco atendidos.

 

A empresa pretende investir no modelo VA-X4 eVTOL, criado pela empresa britânica Vertical Aerospace. É considerado “um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento”, informou a Gol em comunicado divulgado nesta 3ª feira (21.set.2021).

 

Os investimentos para a empreitada virão do Grupo Comporte, entidade da família Constantino, do acionista controlador da Gol. O acordo envolve também a irlandesa Avolon, empresa que opera aluguel e arrendamento de aeronaves.

 

Antes de entrar em operação será preciso providenciar a certificação da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais. O processo é esperado para terminar em 2024. A empresa também vai preparar um estudo de viabilidade.

 

Segundo a Gol, o VA-X4 pode transportar até 4 passageiros e um piloto, com alcance de 160 km e velocidade máxima de 320 km/h. A aeronave também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.

 

Embraer e Azul também já anunciaram investimentos no setor de carros voadores.

• Fonte: Poder360


Cobra saindo de vaso sanitário deixa mulher em pânico; veja o vídeo!

Facebook

©Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Rondônia Geral

O site não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos e nas colunas assinadas e também pelo conteúdo dos anúcios de terceiros.