No mês de novembro, a campanha Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata, mas também é um momento de refletir sobre a saúde mental masculina.
O psicoterapeuta Robson Lopes destaca que, além da saúde física, é essencial cuidar da saúde emocional dos homens, frequentemente negligenciada devido ao estigma da cultura machista.
Lopes enfatiza que a saúde física e mental estão interligadas. O diagnóstico de câncer de próstata, por exemplo, pode gerar ansiedade e medo, impactando diretamente na qualidade de vida e no tratamento.
Para ele, os homens precisam ser incentivados a procurar apoio psicológico, tanto na prevenção quanto no enfrentamento de doenças.
Além disso, é fundamental quebrar os tabus sobre saúde mental masculina. Lopes acredita que campanhas como o Novembro Azul devem promover uma cultura de cuidado integral, abordando não apenas a prevenção física, mas também emocional. Para ele, o acompanhamento psicológico é essencial para uma vida mais saudável e equilibrada.
Mais histórias
Fevereiro Laranja e Roxo: Mês de Conscientização sobre Câncer e Leucemia
Vitória para a população: Sílvia Cristina celebra a regulamentação da Política Nacional do Câncer
Receber o diagnóstico de câncer é uma notícia muito impactante